Meio Ambiente

Os Microorganismos Benéficos podem fazer muito mais do que bons vinhos e queijos, eles também podem ajudar a amenizar impactos ambientais.

Na Sociedade atual, a geração de grandes quantidades de resíduos sólidos assim como a contaminação ambiental, são quase inevitáveis. O grande problema entretanto, está em como manejar a situação e quanto este manejo custa à sociedade e ao meio ambiente, e quanto custará às futuras sociedades.

Felizmente, desde o descobrimento da Tecnologia EM™, muitos projetos ao redor do mundo tem se beneficiado de resultados significativos no saneamento ambiental. A Tecnologia EM™ é sumamente económica e natural, segura, fácil de usar, de alta qualidade, e produz resultados surpreendentes no controle de maus odores, no tratamento natural do chorume, na redução da produção de gases nocivos, e principalmente na descontaminação de solos e corpos de água. A Tecnologia EM™ não só é capaz de amenizar os impactos no manejo de problemas ambientais, más também com a integração de certos manejos, pode representar uma alternativa para a geração de renda, como por exemplo, a produção de biogás, composto orgânico e biofertilizantes.

Veja a seguir como usar o EM•1® e os benefícios que lhe pode brindar.

Recuperação de solos degradados

Descontaminação de solos

Descontaminação de rios, lagos e lagoas

Aterros Sanitários

 

Recuperação de solos degradados


O EM•1® poderá ser usado para restaurar as condições físico-químicas e microbiológicas do solo.

Modo de usar e considerações


•    100 a 200L por ha, realizando de 4 a 8 aplicações anuais.

Para um melhor e rápido resultado, pode-se realizar o seguinte esquema de
aplicações e dosagens:

•    1º ano - 200 L por ha, realizando 8 aplicações por ano
•    2º ano - 150 L por ha, realizando 6 aplicações por ano
•    3º ano em diante - 100 L por ha realizando 4 aplicações por ano.
* Aliado às aplicações de EM•1®-Ativado, deverá ser incorporado ao solo pelo menos 5 toneladas de matéria orgânica por Hectare, como por exemplo, estercos, camas de frango, restos de colheitas, matéria verde de podas, etc.

Voltar ao Topo

 

Descontaminação de solos


Em alguns casos, o EM•1® poderá ser usado para a biorremediação de solos contaminados através da fixação, via quelatização, de metais pesados e resíduos de agrotóxicos.  Via compostagem, também poderá neutralizar resíduos de petróleo e outros óleos.

A metodologia e dosagem variam de acordo à fonte de contaminação. Por favor, entre em contato para obter maiores informações.

Voltar ao Topo

 

Descontaminação de rios, lagos e lagoas


Hoje é evidente, a água é um bem muito precioso. Devido às adversidades, e muitas vezes pela própria ação do homem, muitos corpos de água se encontram contaminados ou eutrofizados. Esta contaminação se apresenta de diversas formas, entretanto, a alta concentração de matéria orgânica e coliformes, e a principal delas.

Felizmente, o EM•1® pode reverter estas situações de maneira natural e barata. Os microorganismos eficazes, através de um processo de fermentação benéfico, acelera a decomposição natural dos compostos orgânicos, produzindo substâncias bioativas e suprimindo os microorganismos patogenos que promovem a putrefação e a produção de gases nocivos que contaminam a água e produz maus odores. Assim, com a aplicação de EM•1® é possível restaurar o equilíbrio natural do sistema aquático, trazendo consigo, efeitos benéficos e sustentáveis.

Modo de usar e considerações


•    Usa-se 1 L de EM•1®-Ativado para cada 1.000 L de água a ser tratada.
•    Depois da aplicação, é necessário esperar pelo menos de 1 a 6 meses para avaliar os resultados. Não havendo resultados significativos, deverá ser repetida a aplicação, e novamente, esperar outro mês.
•    Uma vez se alcance os resultados esperados, há a necessidade de dar manutenção ao sistema, neste caso, realizar-se-ão aplicações mensais de 1 L de EM•1®-Ativado para cada 10.000 L de água.
O método de aplicação, assim como as dosagens, pode variar de acordo com as condições do sistema (água corrente ou parada), local, e principalmente dos custos. Sendo assim, consulte-nos para uma assistência personalizada.
O conceito é que, quanto mais microorganismos eficazes™ haver no sistema, mais eficiente e rápido será o processo de purificação e restauração.

Voltar ao Topo

 

Aterros Sanitários


Pulverizando o EM™ diariamente sobre os resíduos antes do processo de aterramento e compactação, pode-se diminuir a poeira, controlar os odores e aumentar o índice de compactação.

Modo de usar e considerações

Deve-se preparar uma solução de 5% de EM•1®-Ativado, e pulverizar diariamente sobre todos os resíduos. Para grandes aterros sanitários, o uso de caminhão pipa é fundamental para realizar as aplicações. Sendo assim, é simples, suponha que com um caminhão pipa de 10.000 L se possa pulverizar toda a área do aterro sanitário. Neste caso, apenas dilua 500 L de EM•1-Ativado no tanque do caminhão e complete com água e pulverize. É recomendável que as pulverizações sejam feitas nas primeiras horas da manhã.
Use esta mesma dosagem para efetuar a limpeza das ferramentas e máquinas, e principalmente para a lavagem dos caminhões de coleta.

Beneficios

•    Eliminação do mau cheiro ao entrar em contato com os resíduos, pois diminui a produção do hidrogênio sulfídrico (H2S) e metano.
•    Ajuda a controlar a poeira.
•    Promove sua acelerada decomposição natural (4 a 6 semanas) de lãs matérias orgânicas, aumentando assim o índice de compactação e tratando naturalmente o chorume.

Voltar ao Topo

 

¡Deixe que nossos microorganismos trabalhem por você!

Seja bem vindo ao Portal Oficial da Tecnologia EM™ na América Latina.

Espanol | Portugues | English